O workshop “Aprofundando o Autoconhecimento através dos Tipos Psicológicos de Carl Jung“, proveniente do meu projeto em construção Hibridizações para Além da Dança – Conexões entre o Tribal e a Espiritualidade, foi uma atividade experimental, onde propus uma abordagem da Dança Tribal somada à conceitos junguianos para se trabalhar o autoconhecimento. 🙂

Ministrei a atividade dentro do evento Hafla Tribal Archive, que ocorreu em São Paulo, dia 15 de abril. O evento em si contou com a oficina, seguido de Mostra de Danças – solo meu incluso, e um after party à noite.

Release do workshop:

A dança e a espiritualidade caminham juntas há milênios, porém vivemos atualmente um grande desbalanço espiritual em nossas vidas. A dança, em especial a Dança Tribal, nos oferece uma preciosa ferramenta para buscar ou aprofundar nossas próprias questões internas. Conectando práticas ritualísticas, conhecimento e movimento, temos em mãos uma poderosa hibridização que pode nos abrir caminho para experiências místicas e expandir nossas percepções do mundo e de nós mesmos.

Existem N formas de se explorar o próprio Caminho Espiritual, mas, como regra geral, o autoconhecimento é a peça-chave que nos abre portas para vivências e compreensões. Assim, este workshop propõe uma exploração preliminar da fusão entre dança e os Tipos Psicológicos desenvolvidos por Carl G. Jung, fundador da Psicologia Analítica. Será feita uma rápida explanação teórica sobre a teoria psicológica geral de Jung e seus Tipos, para que este conteúdo seja então aplicado à dança, buscando oferecer à aluna uma vivência de autodescoberta, que poderá ser aprofundada posteriormente por ela, se houver interesse.

 

sosimby