Manual Fusion Bellydance

Curso de Formação – Intensivo multinível

Presencial & On-line*

Neste curso vamos conhecer um pouco de tudo o que há no mundo do Fusion Bellydance – o estilo contemporâneo de Dança do Ventre que hibridiza diversas danças, culturas e expressões em sua essência!

Partindo de uma visão mais livre e com ênfase na expressão individual e criativa, o objetivo é ensinar às alunes as bases técnicas dos principais movimentos e as ferramentas conceituais que utilizamos para criar variedade e aumentar o repertório de possibilidades.

Usando a escrita como analogia, vejo esta dança como uma forma de linguagem, cujo alfabeto são as partes do corpo, e este curso busca ensinar a alune a falar esta “língua” e a encontrar a própria voz com ela. Sendo a dança uma forma de expressão corporal e cênica, teremos a oportunidade de vivenciar uma comunicação não-verbal com nós mesmes, através do corpo e da arte.

O conteúdo está organizado em quatro módulos:

Módulo I – Vocabulário [8 aulas]

Este é o módulo mais longo, tomando cerca de metade da carga horária total. Aprenderemos sobre a origem e atualidades do estilo; posturas, planos e eixos; formas de deslocamento; molduras de braços; repertório de passos rítmicos e sinuosos de cada parte do corpo; e giros e movimentos especiais ou de outras fontes. Sequências curtas serão utilizadas como exemplos de combinações.

Módulo II – Gramática [4 aulas]

Aqui exploraremos algumas ferramentas que nos permitem diversificar ainda mais as maneiras de se mover e expressar. Aprenderemos sobre os principais Fatores do Movimento de Rudolf Laban; diferentes formas de combinar os passos, como a sobreposição; a utilização de acessórios, como véus, espada e snujs; e noções de musicalidade, com ritmos e melodias árabes.

Módulo III – Dialetos [4 aulas]

Neste módulo veremos algumas das maneiras de se estruturar uma performance, como coreografia e improviso, assim como formas “estabelecidas” de expressão, os chamados “subgêneros”, como o Indian Fusion e o Dark Fusion. Iremos, também, usar o Rock/Metal para experimentar diferenças expressivas entre a Dança do Ventre e o Fusion, fomentando o pensamento crítico com relação às divisões entre estilos.

Módulo IV – Voz [2 a 4 aulas]

Por fim, aqui o foco se volta à alune, buscando fazer com que esta, ao absorver o conteúdo do curso, consiga fluir de maneira segura e confiante na sua criatividade; desenvolver a análise sem julgamento; a didática e comunicação; a produção artística e o registro do processo criativo.

* Como funciona?

As aulas serão previamente gravadas e disponibilizadas pouco antes das datas pré-determinadas, de modo a “sincronizar” a turma presencial com a on-line.

A presencial terá encontros semanais de ~3hs cada, nos sábados à tarde, das 14h às 17h. A turma on-line terá encontros mensais via Zoom, de ~2hs, nos sábados de manhã, das 10h ao meio-dia.

A duração total do curso é de ~5 meses, mas um sexto mês poderá ser incluso para a elaboração das atividades finais e Mostra On-line, a depender da necessidade.

O local dos encontros presenciais será em Esteio (RS), na Casa de Cultura. A carteirinha de vacinação deverá ser apresentada na inscrição, e o uso de máscaras será obrigatório durante todo o tempo. Haverá um intervalo no meio da aula.

No caso das aulas presenciais serem suspensas por motivos de forma maior, o curso seguirá o cronograma normalmente, apenas migrando totalmente para o formato on-line.

Um grupo no Whatsapp será criado para a interação, acompanhamento de dúvidas e compartilhamento de conteúdos extras.

Certificação

Para receber o certificado do curso, será obrigatória a participação/entrega das atividades propostas:

> Análise crítica – A Percepção da Linguagem

Através de um exercício de improviso, aproveitaremos para observar nas colegas as diferentes formas de expressão pessoal e como cada contexto influencia nossas perspectivas do outro.

> Didática – A Forma de Comunicar

Criar combos de movimentos exercita nossa criatividade, mas ensiná-lo nos traz toda uma outra perspectiva. Montar uma sequência com dois níveis de dificuldade pode nos revelar muito sobre como percebemos o repertório e o comunicamos.

> Solo – Expressando a Própria Voz

Ah, enfim a Performance! Um conjunto de estímulos cerebrais e emocionais, com a música que lhe toca, a criação da coreografia, o trabalho corporal de seu treino, a escolha de figurino, e as borboletas no estômago diante da câmera. Vamos colocar todo o aprendizado em prática!

> Pesquisa – O Processo Criativo

Depois de tudo, chega a hora de sentar e contemplar o que foi vivido. Um texto contará sua jornada de aprendizado e desenvolvimento, e mostrará que o caminho em frente tem muitas ramificações. Resta saber por onde seus pés vão dançar.

Por fim, a alune receberá uma Avaliação Individual de seu desempenho, e os solos irão compor uma Mostra On-line, de ambas as turmas, como finalização formal do curso.

Quem pode fazer?

Embora cursos de Formação sejam indicados para quem já tem alguma estrada, visto que o conteúdo tende a ser de nível intermediário-avançado, optei por deixar aberta a participação de iniciantes ou de quem tem pouca experiência.

Como este curso parte do zero e busca fornecer uma base sólida em todos os aspectos do estilo, não vejo motivos para barrar quem se interessa em um aprendizado intensivo, mesmo sem vivência prévia.

Mas calma! Se você é iniciante, não surte. Como as aulas serão gravadas e disponibilizadas aqui no site para uso exclusivo das turmas, você poderá assistir quantas vezes quiser durante o período do curso.

Em suma, qualquer um pode fazer o curso – a partir dos 14 anos. Não importa o gênero, a sexualidade, origem, capacidade ou experiência.

Edição 2022

Datas previstas para os encontros presencias:

Módulo IMódulo IIMódulo IIIMódulo IV
30/04 —– 28/05
07/05 —– 04/06
14/05 —– 11/06
21/05 —– 18/06
25/06
02/07
09/07
16/07
23/07
30/07
06/08
13/08
20/08
27/08
03/09
10/09

Datas previstas para os encontros on-line via Zoom:

30/04
28/05
25/06
23/07
20/08

Investimento

> 800,00 à vista, via depósito ou transferência;

> 840,00 parcelado no cartão, ou em 4x de 210,00 via boleto, ambos pelo Mercado Pago;

Entre em contato via e-mail – anathdancer@gmail.com – para receber a Ficha de Inscrição e demais informações de pagamento. A Ficha deve ser preenchida e enviada pelo mesmo e-mail, junto do comprovante de pagamento e foto da Carteirinha de vacinação (no caso do presencial).

Venha conhecer o incrível mundo das fusões no universo da dança!