logo_agni_reduzido_curso

Curso mensal

Se você é bailarina, se interessa por espiritualidade, quer descobrir como unir essas duas áreas, mas não quer algo superficial… este curso pode ser exatamente o que você procura!

Agnipath é o curso que melhor reflete a minha visão da dança como ferramenta espiritual. Nele você encontrará, de maneira resumida e intensiva, quase todas as abordagens que pratico, nesse quesito. A ideia principal é apresentar à aluna métodos e experimentações de hibridização entre dança e espiritualidade.

Elaborando:

Não é novidade que boa parte dos registros de dança históricos envolvessem alguma conexão com o mundo espiritual. Diversos povos tinham, em sua cultura, danças que visavam agraciar os deuses em prol de proteção, abundância ou clemência, guiar os mortos no além ou obter informações ou favores de divindades. Além disso, a dança tinha – e ainda tem – um papel crucial em muitas tribos no mundo como ferramenta para acessar diferentes estados mentais, usados por muitos shamans como forma de viajar pelas dimensões espirituais, contatar espíritos ou praticar curas energéticas.

Em Agnipath, unimos essa visão ao contexto psicológico, nos embasando principalmente na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, e também a conhecimentos esotéricos, criando um leque amplo de conteúdo teórico e possibilidades de experimentações e vivências, que auxiliará a cimentar nossa estrada ao longo de um desenvolvimento espiritual profundo, chamado de Processo de Individuação.

Ao contrário das instituições religiosas engessadas e deturpadas, e das vertentes espiritualistas superficiais inspiradas no movimento New Age, o foco deste curso é apresentar formas de usar a dança no processo interno de cada um, de forma que este realmente mergulhe dentro de si, conhecendo-se verdadeiramente e buscando a totalidade do Ser e sua Libertação dos ciclos samsáricos.

Utilizando a linguagem do Tribal Fusion, o objetivo principal é mostrar as formas que eu, Anath, experimento a dança nessa área e como crio o meu próprio sistema espiritual, de forma a inspirar as alunas a descobrirem o seu próprio, que poderá ser semelhante ao meu, ou não.

Demais informações: 

O curso tem carga horária total de 24 horas, sendo 6 horas por módulo. Direcionado para finais de semana e idealmente com intervalos mensais, pode ser ministrado em sábados E domingos, ou apenas nos sábados/domingos.

Com entrega de certificado e material teórico impresso no formato apostila, o público alvo são adultos e adolescentes a partir de 14 anos, sem restrições de gênero. As atividades práticas estarão niveladas para intermediário, portanto, é indicado para praticantes de Dança do Ventre ou Tribal Fusion com experiência mínima de 2 anos.

Mas, não será vetada a inscrição de quem tiver menos tempo de experiência, ou que tenha conhecimento de outros estilos de dança, contanto que a alun@ tenha ciência de que terá, talvez, um pouco mais de dificuldade técnica para acompanhar. 😉

Próximas edições: 

Spoilers:

Módulo I – O Início

O primeiro módulo tem como foco o embasamento teórico primário do curso, ou seja, estabelecer os principais conceitos relativos à espiritualidade e a perspectiva a ser utilizada. Com o objetivo de iniciar o processo de autoconhecimento e entender sobre a Individuação, é trazido também conteúdo sobre as estruturas básicas da psique, segundo Jung, e a utilização dos Tipos Psicológicos como ferramentas-guia para cada alun@.

Na prática, o cuidado com o corpo e a consciência corporal são estimulados através de alongamentos baseados no Raja Yoga e exercícios de dança (aplicados em todos os encontros), e neste módulo é apresentada uma vivência envolvendo possibilidades de expressão dos Tipos Psicológicos e energias rúnicas.

Módulo II – O Aprofundamento

No segundo módulo, seguimos com um aprofundamento no processo de autoconhecimento, utilizando como vetores principais de experimentação os chakras hindus e os elementos da natureza, além de abordar conceitos como karma e dharma.

As práticas buscam ilustrar à alun@ a percepção de diferentes energias no corpo, conforme o sistema utilizado, de maneira a obter informações sobre si mesma a partir destes pontos, ou usá-los como focos de trabalho, que podem ter impacto tanto no nível físico como emocional ou psicológico.

Módulo III – A Expansão

Neste módulo, saímos do escopo do indivíduo para ir em direção ao coletivo. Partindo da premissa de que o mundo externo é um reflexo do mundo interno, aprenderemos conceitos como arquétipo e inconsciente coletivo, e utilizaremos bases mitológicas para uma vivência relacionada ao Sagrado Feminino.

Meditação e a perspectiva de estados alterados de consciência serão, também, utilizados como ferramentas de comunicação com o inconsciente e efeitos que podem ser obtidos através da dança e do movimento.

Módulo IV – A Libertação

Por fim, neste último módulo o foco será no trabalho com a Sombra, enquanto parte nossa que buscamos integrar, a fim de avançar no Processo de Individuação. Conceitos como androginia, Testemunha e Iluminação são apresentados, dentre outros.

Na prática, utilizaremos exercícios que visam melhorar o entendimento da dualidade corporal e criar um canal de comunicação entre o consciente e o inconsciente, além de aprender a usar a dança como combustível de práticas mágicas, embasadas principalmente em conceitos da Magia do Caos.

Edições anteriores:

– 2018 – 1ª edição –

Studio Brysa Mahaila, Porto Alegre

(vídeo da coreografia resultante em breve!)

sosimby