titulo

Curso mensal

Você acha a dança Tribal Fusion confusa? Não entende direito o que é esse estilo? Assiste a um vídeo mais “diferentão” e não sabe se é Tribal ou Dança do Ventre? Quer saber quais são as diferenças entre essas duas danças, ou conhecer as infinitas possibilidades desse mundo híbrido? Então este curso pode ser exatamente o que você precisa para começar um mergulho fascinante!

Tribal Fusion – A Exótica Arte do Ventre Contemporâneo é um curso formulado especialmente para embasar o seu conhecimento sobre o estilo, explorando um pouco de todos os elementos que o define e desenvolvendo os pilares básicos para um futuro desenvolvimento profissional!

Elaborando:

O Tribal Fusion é uma dança relativamente recente, mas que está em crescente expansão e globalização. Cada vez mais bailarinas topam com esse estilo, que outrora se destinava à cena alternativa norte-americana. Entretanto, por mais que haja muita informação disponível atualmente, a esmagadora maioria das pessoas ainda não compreende muito bem o que é o Tribal Fusion, e frequentemente assumem uma visão errada ou, no mínimo, pobre – muitas vezes contribuindo para a desinformação do público.

A dificuldade de entendimento acontece justamente por causa de sua essência híbrida: é uma dança que mescla elementos da Dança do Ventre, Flamenco, Dança Clássica Indiana e Danças Urbanas, sendo facilmente maleável. É um estilo extremamente flexível e aberto à novas fusões e experimentações, sejam elas de teor técnico, artístico, psicológico ou espiritual.

Desse modo, por mais que tenha poucas décadas de vida, essa dança já desenvolveu um enorme rizoma de “sub-estilos”, derivações que nascem, crescem e se espalham pelo mundo, levando uma liberdade artística quase incomparável.

Este curso tem por objetivo minimizar essa confusão, oferecendo uma visão ampla e completa de todos os elementos necessários para cimentar a compreensão do estilo, construindo uma base sólida para que a aluna possa seguir com seus estudos e desenvolvimento técnico e artístico.

Demais informações:

O curso tem carga horária total de 24 horas, sendo 6 horas por módulo. Direcionado para finais de semana e idealmente com intervalos mensais, pode ser ministrado em sábados E domingos, ou apenas nos sábados/domingos.

Com entrega de certificado e material teórico impresso no formato apostila, o público alvo são adultos e adolescentes a partir de 14 anos, sem restrições de gênero. As atividades práticas estarão niveladas para intermediário, portanto, é indicado para praticantes de Dança do Ventre ou Tribal Fusion com experiência mínima de 2 anos.

Mas, não será vetada a inscrição de quem tiver menos tempo de experiência, ou que tenha conhecimento de outros estilos de dança, contanto que a alun@ tenha ciência de que terá, talvez, um pouco mais de dificuldade técnica para acompanhar.

Próximas edições:

Spoilers:

Módulo I – Bases

O primeiro módulo dá ênfase no embasamento teórico necessário para se começar a entender essa dança. Aprenderemos sobre sua história e desenvolvimento, os principais nomes que abriram portas ou inovaram suas técnicas, além de explorar conceitos e definições que formam sua essência.

Na prática, além do cuidado com o corpo e desenvolvimento da consciência muscular, através de alongamentos baseados no Raja Yoga e exercícios de dança (aplicados em todos os encontros), será ministrada uma vivência de ATS® – American Tribal Style®, trazendo uma noção deste estilo que é um dos principais pilares do Tribal Fusion.

Módulo II – Corpos

No segundo, iremos nos focar nos aspectos técnicos explorados no Tribal Fusion, comparando-o com a abordagem da Dança do Ventre, além de explorar conceitos dos estudiosos do movimento Rudolph Laban e Arthur Lessac. A prática será voltada na exploração destes elementos e outras características fortes dessa dança, como o desafiador layering.

Módulo III – Expressões

Aqui iremos explorar, tanto a nível teórico quanto prático, uma série dos principais subgêneros do Tribal Fusion, que já se estabeleceram como tal. Além disso, discutiremos o conceito de fusão e a dinâmica do espectro que vai da Dança do Ventre às experimentações mais livres, que beiram a diluição técnica.

Módulo IV – Desafios

Por fim, exploraremos alguns conceitos teóricos e abordagens da dança e da arte, e suas possibilidades como vetor técnico, artístico e espiritual. Na prática, avaliações teórica e prática serão feitas em prol de refinar o direcionamento da compreensão deste estilo tão exótico.

Edições anteriores:

– 2018 – 1ª Edição –

Studio Brysa Mahaila, Porto Alegre

sosimby